Depressão

A depressão é algo que muitas pessoas enfrentam e é completamente compreensível se você estiver passando por isso. Quero que saiba que estou aqui para te ajudar, e, juntos(as), podemos enfrentar essa batalha.

A depressão é uma das demandas mais comuns em consultórios psicológicos e psiquiátricos, e a principal causa de incapacidade em todo o mundo. Estima-se que mais de 300 milhões de pessoas sofram com esse transtorno, e, entre os países da América Latina, a população brasileira tem a maior prevalência.

Imagem Depressão
O quadro tem diversas características, como humor deprimido, irritabilidade, ansiedade, angústia, desânimo ou cansaço elevado, diminuição ou incapacidade de sentir alegria e prazer em atividades anteriormente consideradas agradáveis, desinteresse, falta de motivação e indiferença, sentimentos de medo, insegurança, desesperança, desamparo e vazio, sensação de falta de sentido na vida, inutilidade e fracasso, interpretação distorcida e negativa da realidade, dificuldades de concentração, raciocínio e memória, diminuição da libido, perda ou aumento do apetite e do peso, desregulação do padrão de sono, dores e outros sintomas físicos não justificados por problemas médicos, e pode ser desencadeado por vários fatores ao longo da vida, como a perda de pessoas queridas, mudanças de rotina significativas, eventos estressantes e uso de substâncias psicoativas.

A depressão é uma condição complexa que não afeta apenas nossos comportamentos, sentimentos e pensamentos, mas, também, nosso corpo. É como se uma nuvem cinzenta pairasse sobre nós, roubando a alegria e o prazer das coisas que, antes, nos faziam felizes.

Sei que pode parecer difícil encontrar apoio e compreensão, já que essa luta é, muitas vezes, invisível aos olhos dos outros. Mas quero que você saiba que há esperança e a luz no fim do túnel está esperando por você!

Na Terapia Comportamental, compreendemos que nossos comportamentos são influenciados pelo ambiente ao nosso redor e têm uma função (porquê). Juntos(as), vamos explorar sua história de vida e as circunstâncias atuais para entender o que produz e mantém a depressão, bem como suas consequências. A partir disso, encontraremos maneiras de melhorar a situação, modificando comportamentos e gerenciando os contextos em que você está inserido(a).

É importante ressaltar que a psicoterapia desempenha um papel fundamental nesse processo. Mas, caso necessário, também podemos avaliar a possibilidade de encaminhamento a um(a) psiquiatra, que poderá discutir opções medicamentosas que complementem o tratamento.

Quero que você saiba que cada jornada é única e que a depressão não é simplesmente uma questão de “superar” ou de ser uma “frescura”. É um processo complexo que exige tempo, paciência e suporte. Você tem o poder de mudar sua relação com a depressão e redescobrir a felicidade, a qualidade de vida e o bem-estar. Saiba que você não está sozinho(a), eu estarei ao seu lado, oferecendo todo apoio e orientação durante o processo.

REFERÊNCIAS

  • American Psychiatric Association. (2023). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5-TR (5ª ed. rev.). Artmed.
  • Dougher, M. J., & Hackbert, L. (2003). Uma explicação analítico-comportamental da depressão e o relato de um caso utilizando procedimentos baseados na aceitação. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 5(2), 167-184. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v5i2.79
  • Guilhardi, H. R., & Balthar, M. (2004). Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR): Discussão de uma queixa de depressão. https://itcrcampinas.com.br/pdf/helio/caso_depressao1.pdf
  • Skinner, B. F. (2003). Ciência e comportamento humano (11ª ed.). Martins Fontes. (Obra original publicada em 1953).
  • World Health Organization. (2022). World mental health report: Transforming mental health for all. https://www.who.int/publications/i/item/9789240049338