Relacionamentos
Os relacionamentos interpessoais são essenciais em nossas vidas, conectando-nos com amigos, familiares, parceiros(as) e colegas de trabalho. Eles nos proporcionam apoio emocional, senso de pertencimento e enriquecem nosso autoconhecimento. No entanto, sabemos que lidar com as complexidades e desafios dessas relações nem sempre é fácil.
Em certos momentos, conseguimos identificar claramente as dificuldades que enfrentamos em nossos relacionamentos. No entanto, pode ser desafiador saber como agir para mudar essa situação. Sentimo-nos perdidos(as), sem saber qual caminho seguir ou como nossos comportamentos afetam a nós mesmos(as) e aos outros. Em outros casos, é difícil até mesmo compreender o que pode estar causando essas dificuldades. É nesse ponto que a Terapia Comportamental pode fazer a diferença.

A Terapia Comportamental busca compreender a interação entre a pessoa e o ambiente em que ela se comporta. Portanto, reconhecemos que os relacionamentos interpessoais são uma via de mão dupla, em que os comportamentos das pessoas envolvidas se influenciam e se modelam reciprocamente.
Cada pessoa traz consigo uma história de vida única, formada por experiências, aprendizados, regras, autorregras, valores e expectativas. Esses aspectos moldam nossa visão de mundo e influenciam nosso padrão de comportamento em diversos contextos, incluindo nossos relacionamentos. Por isso, é natural que cada indivíduo tenha suas próprias perspectivas e necessidades, que podem não corresponder às nossas.
Embora enfrentar as dificuldades nos nossos relacionamentos seja doloroso, é uma oportunidade para aprendermos e nos desenvolvermos.
Com a Terapia Comportamental, estarei ao seu lado para te auxiliar a adquirir maior autoconhecimento e analisar os eventos que precedem e sucedem seus comportamentos e o das pessoas envolvidas, buscando compreender suas funções (porquês). Vamos identificar as variáveis e padrões de comportamento que podem estar contribuindo para as dificuldades e, juntos(as), desenvolveremos estratégias para modificar comportamentos e adquirir novos repertórios que fortaleçam seus relacionamentos interpessoais, com objetivo de construir relações saudáveis, satisfatórias e duradouras.
É importante lembrar que cada relacionamento é único, e as dificuldades podem variar de acordo com as circunstâncias individuais. Além disso, é fundamental estarmos abertos à aprendizagem e ao crescimento pessoal, reconhecendo que mudanças positivas exigem esforço, comprometimento e tempo.
Estou aqui para ajudar você a trilhar esse caminho de crescimento pessoal para que você construa relacionamentos mais profundos e significativos, cultivando conexões autênticas e enriquecedoras. Vamos começar essa jornada juntos(as)?
REFERÊNCIAS
- Guilhardi, H. J. (2004). As melhores intenções, de Ingmar Bergman. https://itcrcampinas.com.br/pdf/helio/asmelhoresintencoes.pdf
- Guilhardi, H. J. (2013). Atenção socioafetiva e atenção social. https://itcrcampinas.com.br/pdf/helio/atencao_socioafetiva_e_atencao_social.pdf
- Guilhardi, H. J. (2015). Interações amorosas sob uma perspectiva comportamental. https://itcrcampinas.com.br/pdf/helio/interacoesamorosas.pdf
- Skinner, B. F. (2003). Ciência e comportamento humano (11ª ed.). Martins Fontes. (Obra original publicada em 1953).